top of page
Buscar
  • Foto do escritormeuestadoreal

O medo de comer gordura

Atualizado: 12 de jun. de 2021

"Baixo teor de gordura", "light", "0% de gordura" ou "sem gordura" e milhares de outros rótulos tornaram-se populares na indústria alimentícia, demonizando e culpando as gorduras pelo aumento da obesidade ou problemas para emagrecer. Isso é realmente uma verdade?


O mundo das gorduras é vasto e, graças à produção da indústria, surgiram cada vez mais gorduras processadas, como as trans, que afetam e impactam diretamente na nossa saúde. Esse tipo de gordura deve ser evitada, sem exceção. O consumo excepcional de alimentos fritos será sempre prejudicial à saúde. Por isso, opte por opções de preparação como ao vapor, salteado, no forno ou grelhado.


E quais gorduras devemos introduzir em nossa dieta? O uso de gorduras saudáveis, ​​como azeite de oliva, abacate, nozes, queijos de boa qualidade ou sementes, tem efeitos positivos na dieta alimentar. As gorduras são um macronutriente essencial para que nosso corpo, principalmente toda a síntese de hormônios, flua corretamente. Sem elas, não poderíamos ter equilíbrio em nossa saúde.


Esses alimentos são mais calóricos do que outros, como proteínas ou carboidratos, que representam 4 calorias por 1 grama de seu consumo. Para 1 grama de gordura, teremos 7 calorias no corpo. Porém, além das calorias, devemos levar em consideração a qualidade da comida e as porções que podem nos satisfazer. Minha recomendação é que você inclua uma boa gordura em cada refeição, usando a criatividade na hora de cozinhar.


Aqui estão algumas ideias para incluir a gordura no seu dia a dia:



- Smothie de frutas com acabate ou sementes de linhaça e chía.


- Salada com azeite de oliva ou abacate

- Iogurt Grego com frutas, nozes ou sementes


Pão com pasta de amendoim ou abacate



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page